Oferecemos a você uma visão de um alarme da perspectiva dos psicólogos existenciais. Acontece que nele você pode ver não apenas o problema, mas também o potencial de desenvolvimento.
Ansiedade como professor
A ansiedade não é apenas um inimigo, mas também uma professora: ela pode indicar o caminho para uma existência autêntica. E. Yalom
Psicólogos e filósofos da direção existencial dizem que a ansiedade existencial é companheiro de uma pessoa ao longo de sua vida. Está associado a experiências sobre as quatro razões inevitáveis para serem:
Todas as outras experiências fluem deles.
À primeira vista, pode parecer que estamos preocupados com o frio e a tosse, os prazos expirados e os problemas no trabalho, a incapacidade de influenciar eventos externos e decisões dos entes queridos. No entanto, provavelmente, nesses alarmes, esses próprios medos por sua vida, liberdade e valor estão ocultos nessas ansiedades.
Isso é difícil de perceber, porque o medo existencial não está na superfície. Além disso, nossa psique pode “astuto” e construir mecanismos de proteção, mascarando habilmente a ansiedade primária e afastando -se da verdadeira causa. O membro inevitável da vida, a falta de significados especificados e o isolamento completo da existência de cada um de nós é algo que a consciência não deseja encontrar uma forma pura. Portanto, a psique transforma a ansiedade sobre eles em algo mais simples.
No entanto, sua consciência é necessária para a residência genuína e completa de sua vida. Você pode fazer isso apenas de uma maneira – encontre a coragem de seguir a ansiedade e ouvir o que ela fala.
Evita o medo
O psicólogo existencial Rollo May disse que “qualquer ansiedade procura se tornar medo”. Na filosofia, o padrão desse pensamento humano foi chamado de movimento “de nada para algo”, isto é, da incerteza para se concentrar em um objeto específico: por exemplo, doença, aranhas, altura ou morte.
O objeto de ansiedade está sempre escondido da psique. O medo tem um objeto compreensível. Quando o motivo se torna óbvio para nós, podemos começar a agir: aliviar os sintomas de “anestesia” temporária na forma de construir mecanismos de proteção, aglomerando, racionalização e outros ou entrar em contato com eles, viver e repensar.
Pense: do que sua ansiedade está falando? O que indica? O que
é ensinar? O que o medo procura se tornar?
Tente encontrar uma fonte genuína de sua ansiedade. Imagine o pior cenário no contexto de experiências relevantes. Do que você tem medo de quando está preocupado com os problemas no trabalho ou nos relacionamentos? Tente dar uma olhada mais de perto o medo descoberto, sinta e sinta.
Sinais sobre irrealização
Uma pessoa tem medo da morte, mais ele realmente vive sua vida e mais o seu potencial não realizado. E. Yalom
Se for a sua ansiedade está associada ao medo da morte, isso pode indicar insatisfação com a vida, o potencial não resolvido, a presença de arrependimentos sobre as possibilidades perdidas.
Pense no que você não está fazendo, mas você pode querer. E vice -versa, o que você faz do que você realmente não quer fazer? Você está realmente envolvido na vida que é significativo para você? Você te pegaria, se você mora agora, permanecerá tão para sempre?
Indica a necessidade de tomar uma decisão
Existe ansiedade onde há uma oportunidade de criar – para criar a si mesmo, tentando se tornar você mesmo e também ser um criador em inúmeras questões do dia a dia. R. Poderia
A ansiedade não apenas indica insatisfação com a vida, mas também pressiona para as mudanças, diz a necessidade de mudar, adaptar, tomar decisões e escolher.
O psicólogo existencial Salvatore Maddy disse que a escolha é sempre limitada por duas opções: a favor de seu passado ou – a favor do futuro.
A primeira opção é a mais simples e não está associada a alta ansiedade. Requer os menores esforços e mudanças: essa é uma escolha a favor da estabilidade, segurança e conforto. No entanto, com ele, ficamos no lugar ou recuamos. A segunda opção está associada ao risco, mudanças imprevisíveis, ansiedade e medo do desconhecido. No entanto, ele pode levar ao desenvolvimento e crescimento, avançar para a frente.
Pense em que escolha você não pode decidir. Por que você tem medo de assumir a responsabilidade? Há quanto tempo você está pronto para adiar esta decisão? Imagine as consequências da escolha a favor do passado e pense em como você se sentirá, fazendo -a? Imagine as conseqüências de escolher a favor do futuro, pense em como você se sentirá aqui? Avalie as duas decisões.
A estaca limítrofe também pode trazer desconforto. Se você não pode tomar uma decisão por um longo tempo, pense nos membros de ser. Veja em que momento você é agora e quanto tempo você ainda está pronto para gastar nisso deste segmento.
Dá um incentivo para o desenvolvimento
Quem tem “por que” ao vivo, será capaz de resistir a qualquer “como”. F. Nietzsche
A ansiedade não apenas nos faz experimentar crises existenciais. Motiva a se desenvolver e é um recurso para isso.
Pense no que é mais importante e valioso para você. Por que? Você paga por isso tanto tempo e atenção quanto gostaria? Se não, por que? Pense em como você pode mudar isso?
A ansiedade existente do Phonovo está presente conosco ao longo da vida. Lutá -la nem sempre é uma maneira eficaz. Está se intensificando ou enfraquece, levando em diferentes estágios da vida que algo está dando errado.
Realidade do ser, que causam experiências, não somos capazes de mudar. No entanto, na esfera de nossa influência – discernir neles o motivo de uma vida mais significativa e cheia.